terça-feira, 28 de setembro de 2010

Neon Azul - Eric Novello [resenha]



Autor: Eric Novello
ISBN: 978-85-62942-08-2
Gênero: Literatura fantástica, Fantasia Urbana
Páginas: 168
Preço de capa: R$ 31,90
Você pode comprar aqui: http://editoradraco.com/2010/07/neon-azul-romance-de-eric-novello/
Sait do autor: http://ericnovello.com.br/

Logo no início da leitura Neon Azul me remeteu imediatamente ao livro Síndrome de Quimera de Max Mallmann. Não vi ninguém ainda que tenha conseguido relacionar os livros, mas eu os achei muito próximos. Apesar da “figura” do bar/café serem abordados diferentemente nos dois livros, os autores constroem personagem que de certa forma possuem afastamentos da realidade. Mas é claro que Novello é bem mais sutil do que Mallmann, porém, foi-me impossível a comparação/relação dos dois romances.

Por diversas vezes fiquei na dúvida se o Neon Azul seria mesmo necessário para a construção do livro (Neon Azul). Terminei a leitura achando que sim, mas a trama poderia ser mais encaixada. O modelo adotado de romance fix-up (vide http://www.cartacapital.com.br/cultura/um-inferninho-da-cor-do-ceu) poderia facilmente ser trocado pelo romance tradicional, pois dessa forma uma trama poderia ser mais bem construída e o Neon Azul poderia ganhar um valor mais expressivo dentro da própria estória.

Quanto à escrita Novello se mostra bem ágil. Os personagens são bem construídos, apesar dos contos/capítulos serem pequenos. Em certos momentos o autor se confunde com os personagens – pelo menos esta é a minha percepção. O livro de modo geral é bom, porém demonstra que a fantasia brasileira precisa de uma consciência/personalidade mais profunda, que com certeza está sendo construída. ADENDO: O escritor Antonio Luiz M. C. Costa (autor do livro Eclipse ao Pôr do Sol - 128 páginas - Editora Draco), me questionou sobre o que eu queria dizer com isso e acho que de modo geral seria o seguinte: Acho que o livro Neon Azul, juntamente com outros livros brasileiros lançados nos últimos anos estão justamente tentando fincar uma personalidade tipicamente brasileira (o que de toda forma não é totalmente necessária [continuo nebuloso]). E Neon Azul é um bom exemplo disso.

Pra finalizar acho que o autor poderia ter se arriscado mais. Não sei como poderia ser mais claro, porém é isso aí. Qualquer dúvida consulte estas resenhas que melhorará a idéia do livro. Finalmente peço desculpa pela resenha econômica, mas é que o tempo está bastante exíguo.

Toca do Jota
http://tocajota.blogspot.com/2010/08/neon-azul-resenha.html

Aguarrás - por Elvira Vigna
http://aguarras.com.br/2010/09/01/neon-azul/

No Axis Draco
http://www.axisdraco.com/neon-azul-uma-experiencia-sinestesica/

Por Fernando Salvaterra
http://riscadoecontornado.blogspot.com/2010/09/neon-azul.html

No Leitura Escrita
http://leituraescrita.wordpress.com/2010/09/06/neon-azul-eric-novello/

No Bibliófilo Eletrônico
http://bibliofiloeletronico.blogspot.com/2010/09/neon-azul-eric-novello.html

Na Carta Capital
http://www.cartacapital.com.br/cultura/um-inferninho-da-cor-do-ceu

Por Deto Schemidt
http://detoschemidt.wordpress.com/2010/09/10/neon-azul/

No Rodapé do Horizonte
http://rodapedohorizonte.wordpress.com/2010/09/12/neon-azul/

No Café de Ontem
http://cafedeontem.wordpress.com/2010/09/20/livro-da-semana-neon-azul-de-eric-novello/

Por Renato Dantas na Toca do Gnomo!
http://tocadegnomo.blogspot.com/2010/09/neon-azul.html

Nenhum comentário: