segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Isaac Asimov Magazine

Isaac Asimov Magazine


^^^^ Isaac Asimov, inspirador da Isaac Asimov Magazine ^^^^


Isaac Asimov Magazine (Asimov's Science Fiction) é uma revista estadunidense que publica ficção científica e fantasia, cujo nome é uma homenagem ao bioquímico e escritor de FC Isaac Asimov. Atualmente, é publicada pela Dell Magazines 10 vezes ao ano, com edições duplas em Abril/Maio e Outubro/Novembro.

A Isaac Asimov Magazine (ou IAM), nome anterior da revista, chegou a ser publicada no Brasil pela Editora Record, entre 1990-1992. Lamentavelmente, a iniciativa durou apenas 25 números.

A edição brasileira chegou a promover um concurso literário ("Concurso Jerônymo Monteiro") e publicou vários autores nacionais, como Roberto de Sousa Causo, Gerson Lodi-Ribeiro e Cid Fernandez, que posteriormente seriam conhecidos como a "geração IAM".

Tal qual a edição americana, a edição brasileira era publicada no "formato digest" (conhecido no Brasil como formatinho)

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Asimov%27s_Science_Fiction

PARA QUEM SE INTERESSOU E QUER BAIXAR ALGUNS NÚMEROS VEJA ESTE LINK: http://osebodigital.blogspot.com/search/label/isaac%20asimov%20magazine

--------------------------------------------------------------------------------

Trecho do artigo de Roberto de Sousa Causo "Revistas brasileiras de FC":
"No Brasil, a Isaac Asimov Magazine estreou em 1990, com Ronaldo Sergio de Biasi como editor, e Adélia Marques Ribeiro como supervisora editorial. Ronaldo, por sua vez, já havia traduzido contos para a revista editada por seu pai, e livros para a Record, que imediatamente pensou nele para editar a IAM, quando ainda planejavam lançá-la. Seu trabalho, claro, era selecionar a partir do material já preparado por McCarthy e Dozois, nos Estados Unidos, mas também dar uma cara mais brasileira à revista, o que ele começou a fazer a partir do número 3, com um artigo de sua própria autoria. Logo se agregaram mais resenhadores, ilustradores, e finalmente, contistas. Os contos nacionais, porém, só iriam aparecer no número 12, com a publicação de "Como a Neve de Maio", de Roberto Schima. Foi o vencedor do Prêmio Jerônymo Monteiro, concurso lançado pela IAM como estratégia de divulgação junto à imprensa. Foi o primeiro concurso nacional de FC promovido por uma grande editora. Àquela altura a revista era um sucesso nas bancas, e seus leitores responderam enviando, de 17 estados brasileiros, 444 histórias originais, das quais três foram premiadas: o conto de Schima; "Lost", de Cid Fernandez; e "Patrulha para o Desconhecido", de minha autoria. Outros contos submetidos ao concurso foram posteriormente aproveitados, a começar de "Alienígenas Mitológicos", de Gerson Lodi-Ribeiro, noveleta publicada na IAM N.° 15. Entre os autores que colaboraram com a revista estiveram André Carneiro, Ivanir Calado, Jorge Luiz Calife, Finisia Fideli, Ruth de Biasi (também do clã de Biasi), Carlos Orsi, José Carlos Neves, Sylvio Gonçalves, Braulio Tavares (com artigos) entre outros. Lodi-Ribeiro foi o único a ter dois trabalhos de ficção impressos na revista. Em decorrência de problemas de distribuição, atrasos na produção e divergências internas na própria editora, a Isaac Asimov Magazine deixou de circular em princípio de 1993, após 25 edições." Leia mais AQUI


^^^ Isaac Asimov Magazine 01 (edição brasileira) ^^^

Nenhum comentário: