quinta-feira, 19 de maio de 2011

O voo de Icarus - Estevan Lutz



O VOO DE ICARUS: ATÉ ONDE NOSSA MENTE PODE NOS LEVAR (veja aki)
ESTEVAN LUTZ - 240 páginas - Novo Século

O jovem brasileiro Icarus mora na cidade marítima de Agartha e trabalha com realidade virtual e também é viciado em jogos virtuais e na droga Nirvana. Sua vida muda completamente quando ele passa por um tratamento com o Dr. Voga e a droga lícita Sinaptek (na verdade se trata de um conjunto de nanorobôs).

O livro é narrado em primeira pessoa, o que acaba sendo o pior defeito dele. Com certeza se o livro fosse narrado em terceira pessoa, o autor teria tido maior liberdade e a verossimilhança teria sido maior. Outra coisa que não gostei foi o fato dos personagens serem rasos. As personagens Ceres e Roxana são descritas friamente, sabemos muito pouco delas, apesar de serem personagens centrais na trama.

Mesmo assim se engana quem pensar que o livro é ruim, pelo contrário: o autor escreve bem, respeita a gramática, apesar dos diálogos serem um pouco travados. De início a obra em sua temática me remeteu ao livro “Os três estigmas de Palmer Eldritch” de Philip K. Dick, apesar da forma de escrita das duas obras serem totalmente diferentes. O vôo de Icarus carece de mais ação, mas é perceptível que o autor optou por uma abordagem mais teórica da estória. Em alguns dos seus vôos, a escrita do autor pareceu um pouco com a escrita da Cristina Lasaitis (autora brasileira do livro de contos Fábulas do tempo e da eternidade).

O final do livro é muito corrido e a solução dada pelo autor é a mais simples. A ambigüidade causada pelo final é de certa forma um lugar comum.

Para o livro de estréia de Estevan Lutz, acho que ele foi muito bem.

4 comentários:

estevan lutz disse...

Olá, Ozimar! Primeiramente, agradeço pela resenha. Como você mesmo comentou, eu optei sim por um cenário não muito caracterizado pela ação. A ideia era fazer um livro de introspecção do narrador personagem que inicialmente tem uma vida rasa e fútil e, posteriormente, passa a acreditar em algo extraordinário, como em meio de dar mais significado à sua vida, entretanto o personagem...
abraços!

Unknown disse...

De forma alguma o livro é ruim! Apenas possui alguns deslizes que vc poderá melhorar em outros livros. Entendi a ideia do "livro introspectivo", porém ñ se pode esquecer o roteiro da estória, nem muito menos o plot. A escrita é boa... inclusive seu livro me fez lembrar de cara de dois escritores excelente q citei na resenha. Seiga adiante e com certeza escreverá livros ainda melhores. vlw

estevan lutz disse...

E, com certeza, vc me deu duas dicas de leitura que vou apreciar!

Ingrid Silva disse...

Bom, vou ser bem direta... além de estar aqui apreciando seu blog, também estou para fazer-lhe uma proposta.

Uns amigos e eu nos unimos para montar um projeto que ajude na divulgação de nosso trabalho. Há muito que venho observando a individualidade dos escritores amadores e blogueiros, e acho que isso é errado.. rs. Nada melhor que nos unirmos num só grupo e sairmos por ai divulgando a boa literatura.

Acabamos de montar um blog coletivo: http://asurrealidade.blogspot.com.br/

Somos 5 autores no momento, mas queremos mais apoio para fazermos um barulhão por ai...

Usamos o blog para postarmos o que queremos; nosso trabalho literário. E assim o divulgamos com mais força... essa é a ideia básica. No entanto, temos a pretenção de criarmos algo juntos, um novo universo, onde todos que estão conosco contribuirão..

Aqui está o facebook do nosso editor, caso se interesse : http://www.facebook.com/eric.ribeiro.5

Meu email: cdf332@hotmail.com http://www.facebook.com/IngridSilvercraft

Sou autora do ''A www.literata.wordpress.com''

Ficaremos contente caso aceite, caso não tenha interesse, não terá problema... vc é bem-vindo (a) para nos seguir.(palavras de eric ribeiro)

Até mais!!